terça-feira, 20 de maio de 2008

Ètica e responsabilidade na imprensa.

Por falta de ética profissional, a imprensa perde a credibilidade. O jornalismo escrito no país arma disparates disfarçados sob o nome de notícia para manipular o leitor.

Um dos conceitos da ética jornalística é a imparcialidade. No entanto, a imprensa política, a serviço da classe dominante, distribui as cartas de um jogo sujo de manipulação basta citar a imprensa amplamente de direita. Folha de São Paulo, Revista Veja, Época, TV Globo. Nas últimas eleições presidenciais estavam todas em um complô contra a reeleição do presidente Lula.

São inúmeros os caso de irresponsabilidade com a informação transmitida. Há alguns anos o jornalista da revista americana "The New Republic" Stephen Gloss foi protagonista de um grande escandâlo, quando descobriu que 27 dos seus 41 textos eram forjados. O caso foi retratado no filme, o preço de uma verdade.

Este não foi um caso isolado nos Estados Unidos . A imprensa Brasileira, que em parte segue o modelo de jornalismo americano, deixa claro que ultrapassa os limites entre a notícia e a ficção. Recentemente, o jornalista Luís Nassif publicou em seu blog o "Dossiê Veja", em que faz denúncias contra o anti jornalismo da revista.

Nassif acusa jornalista de "Veja" de manipulação de notícias, usar fontes duvidosas, publicação de ficções, destruição de reputação, entre outras práticas contrárias á ética jornalística.

No Dossiê, ao longo dos capítulos, Luís Nassif desvenda algumas armações de matérias e entrevistas, como as que envolvem, o banqueiro Daniel Dantas, os jornalista da Veja Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Além de personalidades, como editores e publicitários ligados à revista.

Pela primeira vez na história do Brasil, a grande imprensa é questionada e sua credibilidade é colocada à prova, para mostrar a ela que não é seu dever criar culpados, denunciá-los, julgá-los,e condená-los ao seu bel prazer.

È necessário que se cumpram a leis que regem a profissão do jornalista no país. Liberdade de imprensa não significa que os donos dos meios de comunicação, possam " manipular notícias para propósitos de interesses empresariais."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial