Onde ponho a virgula ?
Quinta feira recebi um telefonema, que me deixou desconcertado. Uma senhora pedia que eu ensinasse seu filho a escrever.Ao que retruquei :
-Mas, senhora, eu não sou professor.
-Por isso mesmo. Os professores não estão conseguindo.
-A culpa não é deles é do ensino que é ruim.
- Pode ser, mas o senhor escreve tão bem. Poderia ajudá-lo.
-Senhora, eu agradeço o elogio. Mas, na verdade, nem escrevo tão bem. Quase sempre esqueço as vírgulas e dou muito trabalho ao revisor.
A muito custo, convenci a senhora de eu não era a pessoa certa para ensinar o seu filho a escrever. Quando relatei o caso a um professor de texto, ele me disse.
-È comum. As pessoas hoje não sabem escrever. Os adolescentes não escrevem em diários, não escrevem em portas de banheiro. Uma folha em branco, com um título para dissertação no vestibular é um campo de trabalho forçado.
Respondi o seguinte.- Melhor. Terei o meu emprego por mais alguns anos.
-Na verdade, muitos jornalistas escrevem mal. Porém, como a maioria da população não sabe lidar com a arte das palavras, esses profissionais são considerados intelectuais.
Aquilo me pareceu uma ofensa pessoal. Porém, fiz-me de desentendido e falei sobre as pérolas do último vestibular da UNB. Ele lembrou-se de um texto de um aluno do ensino médio, que havia encontrado na Internet.
- Leia este texto.
Li em voz alta.
" Violência e Miséria
A violência no Brasil acontece pela diferença social que existe na sociedade brasileira.
O Brasil está melhorando, crescendo e progredindo, só que existe a má distribuição de renda para as populações. Assim, o cidadão menos privilegiado, vivendo na miséria, fica revoltado e tem como uma solução de vida violentar os outros para sobreviver.
Para outros, a sobrevivência formada na miséria é se adaptar às drogas para fugir da realidade e não saber o que faz.
Dentro dessas desigualdades, encontra-se o comércio clandestino de armas que se transforma em um ato comum do dia- a-dia do cidadão. A arma é usada como utensílio doméstico.
Entretanto, o Estado deve dar prioridade à classe baixa, investindo em educação, moradia e saúde , uma distribuição de renda bem feita, para chegarem numa condição melhor e para que esta parte social não tenha necessidade de procurarem e violentarem outras pessoas para terem uma vida decente. (Aluno do3 ano do ensino médio)"
_ Realmente os estudantes não sabem escrever.
- As pessoas não sabem escrever porque estão perdendo o hábito da leitura. E quando o perderem completamente, você vai escrever para quem?
-É um dado que eu não tinha levado em consideração. Talvez, daqui a alguns anos, eu não tenha emprego.
Pensei nas utilidades que o jornal teria no futuro.
Mas o que eu realmente queria saber era o que onde ponho a vírgula.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial