quinta-feira, 5 de junho de 2008

Onde por a vírgular?








Escrever se constitui um desafio, principalmente entre jovens. Para eles, receber uma folha em branco com um tema para fazer uma dissertação no vestibular é um campo de trabalho forçado.



Em uma quinta-feira o jornalista Antônio Marcos estava em casa, quando recebeu um telefonema de uma mãe que lhe pedia encarecidamente que ensinasse seu filho escrever. O jornalista explicou à senhora que não poderia ajudar, pois não era professor. Além disso, não escrevia tão bem. Geralmente, esquecia as vírgulas e dava muito trabalho ao revisor.



Ao contar o caso a um professor, ele respondeu que, normalmente os estudantes brasileiros não sabem escrever, porque estão perdendo o hábito da escrita e da leitura.

Os jovens atuais não escrevem diários, não escrevem nas portas do banheiro.E, como consequência disso, são facilmente manipulados.

Zuenir Ventura, em seu livro " 1968, o ano que não terminou," afirma: " A geração de 68 talvez tenha sido a última geração literária do Brasil- pelo menos no sentido que seu aprendizado intelectual e sua percepção estética foram forjados pela leitura. Foi criada lendo, pode se dizer, mais do que vendo." " Uma formação altamente literalizada lhe deu o gosto da palavra argumentativa."

Além de não saber escrever, os jovens de hoje não têm consciência política

porque, apesar da dimensão tomada pela informação, eles simplesmente perderam o prazer pela leitura.

Se as pessoas perdessem totalmente o hábito da leitura, os jornalista escreveriam para quem? Talvez daqui a alguns anos não teriam emprego, mas o que muitos realmente querem saber é onde por a vírgula.







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial