A falta de ética no Jornalismo
O papel dos meios de comunicação é prestar um serviço social, para regulamentar as atividades exercidas pelos jornalistas existe o código de ética do jornalismo.
Apesar da abrangência do código de ética com relação, ao direito a informação, de qualidade, defesa dos interesses públicos, precisão da informação, existe atualmente uma crise de referencias por falta de ética profissional, a imprensa perde credibilidade.
O jornalismo escrito no país arma disparates disfarçados sobre o nome de notícia para manipular o leitor. A denúncia descompromissada com os termos do código de ética acontece em outros meios de comunicação, mas o jornalismo denúncia é mais comum na imprensa escrita, pelo tempo que pode ser dedicado a apuração e pelo espaço para divulgação. No entanto, a televisão utiliza cada vez mais sempre com uma dose extra de sensacionalismo.
A destruição de reputação tem sido uma maneira recorrente para atingir a oposição seja ela política ou ideológica, vitima políticos ou jornalista, a ação é uma tentativa de não permitir a livre circulação de idéias.
Demonstrando o descompromisso com a veracidade da notícia e num ato de tentativa destruição de reputação e impedimento da livre circulação de idéias o jornalista Diogo Mainard, publicou em 06 de setembro de 2006, o texto “a voz do pt” que fazia uma série de críticas ao portal do IG; em especial ao jornalista Paulo Henrique Amorin. No texto Mainardi afirmou que Amorin está “engajado pessoalmente na batalha comercial do lulismo contra Daniel Dantas” por isso receberia 80 mil reais por mês.
Paulo Henrique Amorin entrou com processo. A quinta Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo considerou “abuso de liberdade de imprensa.” O colunista da Veja Diogo Mainard e a Editora Abril foram condenados por danos morais, segundo reportagem da Carta Capital, ambos terão que pagar 500 salários mínimos, 207,5 mil reais. Cabe recurso no STJ.
Infelizmente, nem todos os excessos e descumprimento do código de ética são punidos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial