Estão abertas as inscrições para os cursos básicos da ETB.
Os Cursos Básicos da Escola Técnica de Brasília (ETB) são reabertos após terem sidos cancelados em agosto, por recomendação do Ministério Público sob a alegação de que a ETB (Escola Técnica de Brasília), sendo uma entidade pública, não poderia cobrar a taxa de inscrição.
A Escola Técnica de Brasília é uma unidade pública de ensino localizada na vila areal em Taguatinga-DF, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Além dos Cursos Técnicos de Nível Médio regular (Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações e Informática), a escola oferece curso de capacitação inicial e continuada do trabalhador, conhecido popularmente como curso básico com duração de quarenta horas. O coordenador dos cursos básicos da ETB Roberto Soares Felipe afirmou que as inscrições estão abertas até sexta féria dessa semana e para todos será cobrada uma taxa de cem reais.
Segundo o coordenador Roberto, o curso básico existe há nove anos e sempre cobrou a taxa de recursos instrucionais, com o propósito de contrata professores temporários. Ele afirma que 70% da taxa é dedicada a este fim. O restante é utilizado com a compra do material didático entregue ao aluno e para consertos dos computadores.
Roberto afirma que a ETB não tem fins lucrativos. “O ministério Público se manifestou fazendo uma sugestão que a escola se abstivesse da taxa de matrícula, o que não ocorreu, pois não seria possível a manutenção dos cursos básicos.”
O coordenador disse ainda, que os cursos básicos são muito importante para a população e para inclusão digital, é importante ter uma capacitação para se destacar no mercado de trabalho.